Escola Francisca Moreira de Souza

Uma escola para todos

Blog do 1º Ano D ***** PROJETO FM CONECTADA ****

Pages

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O Povo Conta - III - Sr. João

Antigamente a escola era muito difícil,pois as pessoas andavam muito até chegar nas casas onde pessoas que ensinavam. Poucos foram os que aprenderam a assinar o nome. Pois as dificuldades eram muitas, então muitos desistiam.
Na Lagoa de Dentro era muito diferente pois no inicio do local existiam apenas 8 casas todas perto da lagoa, logo após houve um inverno rigoroso, onde a lagoa invadiu várias casas por perto. Então as pessoas começaram a fazer casa um pouco longe da lagoa.
A lagoa antigamente secou umas três vezes, quando o inverno vinha enchia a lagoa naquela época, tinha pessoas que viviam em condições precárias, mas existiam uma que até vivia bem, tinha o suficiente para comer.
Na Lagoa de Dentro,segundo os moradores da região houve-se relatos da existência de índios,segundo seu João (um morador da região) houveram relatos de que andaram vestígios de coisas feitas pelos índios; como por exemplo: as pelas artesanais, por outras coisas do seus interesses.

Historias de Sr. João

Lembrando das panelas de barro que eram feitas do barro da lagoa Sr. João nos conta uma historias:

Pedro era um muito esperto e sempre levava vantagem em tudo, muito astucioso Pedro cozinhava em panelas de barro bem perto da estrada por onde passava os comboios, quando um se aproximava Pedro tirava a panela do fogo e colocava perto da estrada no chão e oferecia a panela que cozinhava sem precisar de fogo, abrindo a tampa da panela  que ainda fervia oferecia para os viajantes que muito se admiravam e compravam.

Ele conta que Pedro era tão esperto que certa vez ficou interessado pela filha do rei, esta sabendo mandou colocar Pedro dentro de um saco e jogar na estrada, Pedro ficou o dia todo gritando dentro do saco - eu  não caso com a filha do rei. Passa um viajante com seu comboio viu aquela sena e resolveu tirar vantagem, pediu a Pedro para trocar de lugar com ele e deu todo os seus animais a Pedro que colocou o viajante dentro do saco e amarou a "boca", o viajante feliz da vida gritava - eu caso com a filha do rei, eu caso, o rei achando que não iria se livrar de Pedro simplesmente colocando próximo a estrada, mandou que seu capangas o jogasse no mar e eles lá chegando encontraram o viajante que pesavam ser Pedro gritando - eu caso com a filha do rei, os capangas pegaram o saco e levaram para o alto mar e lá jogaram o viajante.

Sr. João 

11 comentários: